O que é DII?

Doença inflamatória intestinal (DII) está relacionada a uma série de condições que envolvem inflamação do sistema digestivo, especialmente o intestino. Esta é a parte do corpo envolvida na digestão de alimentos, absorção de nutrientes e água e, por fim, na eliminação dos resíduos (conhecidos como fezes). Saiba mais sobre o sistema digestivo.

As pessoas, algumas vezes, confundem síndrome do intestino irritável (SII) e DII.  Embora os sintomas de diarreia e constipação sejam semelhantes, as causas de DII e SII são diferentes. SII é um distúrbio funcional, o que significa que o sistema digestivo tem um aspecto normal, mas nem sempre funciona adequadamente. DII é uma condição crônica (contínua) que resulta em inflamação e, algumas vezes, dano à estrutura dos intestinos.

Há dois tipos principais de DII: retocolite ulcerativa e doença de Crohn. Elas afetam partes diferentes do intestino e resultam em sintomas levemente diferentes.

Encontre abaixo um resumo sobre retocolite ulcerativa e Doença de Crohn:

Tabela 1: A diferença entre retocolite ulcerativa e doença de Crohn

 
  Retocolite ulcerativa (RCU) Doença de Crohn (DC)
Parte do intestino afetada Sempre afeta o reto e o cólon (intestino grosso). Pode afetar todo o sistema digestivo, da boca ao reto.
Características As regiões afetadas do intestino formam blocos contínuos, sem regiões saudáveis. As regiões afetadas do intestino se revezam com regiões saudáveis 
  A inflamação afeta apenas o revestimento do intestino (mucosa).  A inflamação afeta toda a parede do intestino.
  Raramente são desenvolvidas fístulas. Geralmente envolve o desenvolvimento de fístulas.
 

Normalmente começa antes dos 30 anos de idade. Mas pode ocorrer em qualquer idade e algumas pessoas podem não desenvolver a doença até seus 50 / 60 anos.

Pode ocorrer em qualquer idade, mas geralmente começa na juventude. A maioria das pessoas que desenvolve a doença de Crohn é diagnosticada antes dos 30 anos de idade.
Sintomas Diarreia recorrente ocorre frequentemente. As fezes podem conter muco ou sangue. Diarreia recorrente não ocorre tão frequentemente como na RCU.
  As fezes quase sempre contêm sangue. Algumas vezes, este pode ser visível a olho nu. Sangramento não é tão frequente como na RCU, mas pode ocorrer.
  Constipação (intestino preso) pode ocorrer na RCU, mas não é tão frequente como na DC. Constipação (intestino preso) pode ocorrer quando outros sintomas da doença estão sob controle.
  Dor abdominal variável (estômago); a intensidade e a localização (o local onde ela é sentida) podem mudar. Pode causar sensações desagradáveis na parte inferior do abdômen, acima da extremidade superior do osso do quadril ou resultar em espasmos ou dor tipo cólica no meio do abdômen. A dor pode se tornar mais grave durante uma crise da doença. Outros sintomas incluem náusea e vômito. Episódios recorrentes de dor agonizante principalmente na parte inferior direita do abdômen. Isso geralmente ocorre antes de ir ao banheiro. Náusea e vômito podem ocorrer principalmente se houver um abscesso ou uma perfuração da parede intestinal.
 
  Febre geralmente acompanha a crise intensa da doença. Febre é, na maior parte das vezes, apenas baixa; temperaturas altas e calafrios indicam possíveis complicações.
  Perda de apetite, perda de peso e crescimento tardio de crianças nem sempre ocorrem em pacientes com RCU moderada ou média-grave. No entanto, o crescimento de algumas crianças e adolescentes pode ser limitado devido à doença. Perda de apetite, perda de peso de cerca de 10-20%. Crescimento prejudicado em crianças e adolescentes é comum.
  Dificuldade em evacuar - necessidade de ir ao banheiro mais frequentemente. Ou tenesmo (sensação de querer evacuar, mesmo quando o reto está sem fezes), bem como retenção de fezes. Problemas em evacuar, principalmente durante uma crise.
  Ocorrência de úlcera anal e raramente aparecimento de fístula Úlcera anal e fístula podem ser os primeiros sintomas que levam à suspeita de DC.
  Não ocorrem sintomas neurológicos ou psiquiátricos. Sintomas neurológicos ou psiquiátricos podem ser os primeiros sinais de DC.

 

Feedback