DII tem cura?

DII não tem “cura”, mas pode ser controlada através da mudança ao estilo de vida e tratamentos médicos. Algumas pessoas passam por longos períodos de remissão (ou seja, ausência de sintomas), enquanto outras podem ter uma tendência a ataques mais frequentes. No entanto, com bom controle, pode-se esperar que você tenha uma vida plena e “normal”, com pouco ou nenhum efeito sobre a expectativa de vida.

Seu progresso no ano após o diagnóstico é uma boa indicação de como a DII se apresentará. A remissão por um ano ou mais, após o diagnóstico é um bom sinal, enquanto mais de dois ataques podem indicar uma doença mais problemática.

É muito difícil predizer as consequências da DII em longo prazo. Para que seu médico monitore o curso de sua DII, você precisará de acompanhamentos regulares. Além disso, você também precisará passar por repetidos exames para reavaliação de sua doença, principalmente se seu tratamento de manutenção não tiver êxito por algum motivo.

No entanto, em muitos casos, após um plano de controle eficaz ter sido estabelecido, a frequência de seus acompanhamentos regulares será reduzida e você ficará livre para levar uma vida plena e ativa.

Feedback