O que é doença de Crohn?

Doença de Crohn é uma doença inflamatória crônica (persistente) que pode ocorrer em qualquer lugar do trato gastrintestinal - da boca ao reto.

Ela geralmente afeta o reto, o cólon e as partes inferiores do intestino delgado (o íleo terminal). Em casos muito raros, o estômago, o esôfago ou a boca também podem estar envolvidos. Saiba mais sobre o sistema digestivo .Cerca de um terço das pessoas com doença de Crohn, apenas o intestino grosso é afetado, em outro terço, apenas o intestino delgado é afetado. Em um terço das pessoas com doença de Crohn, tanto o intestino grosso quanto o delgado são afetados.

A inflamação pode se estender para as camadas profundas do intestino. Ela também pode “pular” regiões do intestino, de modo que pode haver partes doentes separadas por partes normais .

Figura 1: Locais onde a doença de Crohn pode afetar os intestinos

A doença de Crohn apresenta sintomas mais persistentes do que a retocolite ulcerativa com mais dor abdominal e diarreia, principalmente no horário das refeições. Saiba mais sobre retocolite ulcerativa.

CURIOSIDADE: A doença de Crohn recebeu esse nome do médico americano Burrill Bernard Crohn, que em 1932 escreveu sobre a doença e a chamou de ileíte regional (inflamação localizada no intestino delgado, que é chamado de ileum em latim). Posteriormente, o nome da doença foi alterado para doença de Crohn em reconhecimento de seu trabalho para compreender a doença.

Quem desenvolve Doença de Crohn?

Tabela 1: Quem desenvolve  doença de Crohn?
 
Europa 0,3 a 12,7 por 100.000 pessoas
Ásia e Oriente Médio 0,04 a 5,0 por 100.000 pessoas
América do Norte 0 a 20,2 por 100.000 pessoas
Idades Pode se desenvolver em qualquer idade, mas geralmente se inicia entre 18 e 35 anos
Gênero Homens e mulheres igualmente
Outro Ocorre mais frequentemente em fumantes - piora devido ao tabagismo. O risco de cirurgia é duas vezes maior em fumantes com a doença do que em não fumantes com a doença. Parar de fumar elimina esse risco adicional.

Os investigadores descobriram que a doença de Crohn tende a ocorrer em certas famílias. De fato, até 20% das pessoas com doença de Crohn têm um parente de primeiro grau (primo ou mais próximo) com doença de Crohn ou retocolite ulcerativa.

Há um fator genético. O risco de crianças ou irmãos desenvolverem doença de Crohn é de 10% e 35% se os pais tiverem a doença.

Sintomas

Os sintomas variam, dependendo se a doença ocorre no intestino delgado ou no cólon (intestino grosso). Geralmente pode demorar mais para os sintomas aparecerem pela primeira vez até o diagnóstico quando comparados a retocolite ulcerativa. Isso ocorre por que no começo, os sintomas podem não ser característicos, dificultando o diagnóstico correto.Há uma tendência maior a dor abdominal e um pouco menos sangue nas fezes.

Os sintomas incluem:

Tabela 2: Sintomas da doença de Crohn
Sangue nas fezes Ocasional
Diarreia Movimentos intestinais frequentes, fezes moles, aquosas
Urgência para defecar Presente
Sangramento retal Algumas vezes
Febre Algumas vezes
Dor Algumas vezes, geralmente do lado inferior direito do abdômen, possivelmente com dor na pelve

Outro

 

  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Fadiga
  • Úlceras, erupções ou fístulas pelo ânus, possivelmente com excreção de pus (as alterações no ânus podem, por um tempo, ser o primeiro e único sintoma da doença)
  • Aftas

 

Crianças com doença de Crohn podem sofrer atrasos no crescimento e desenvolvimento sexual. Obter informações para cuidadores de pessoas com DII.

Referências

1. Molodecky, N.A., Soon, I.S., Rabi, D.M., Ghali, W.A., Ferris, M., Chernoff, G., Benchimol, E.I., Panaccione, R., Ghosh, S., Barkema, H.W., et al. (2012). Increasing Incidence and Prevalence of the Inflammatory Bowel Diseases 

Feedback