DII e a vida profissional

Se tiver retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, você pode estar preocupado(a) com o impacto que a DII poderá ter sobre sua vida profissional. Se acabou de ser diagnosticado(a), você pode estar preocupado(a) com como lidará com a situação em caso de crise aguda. Se já foi diagnosticado(a) há algum tempo, você precisará de aconselhamento sobre como modificar seu trabalho para se ajustar melhor à sua DI.

Você pode ter de enfrentar:

  • Preocupações com o que dizer a seu chefe / gestor
  • Preocupações sobre a necessidade de ir ao banheiro frequentemente e/ou a imprevisibilidade no trabalho
  • Ansiedade em relação ao tempo de licença necessário durante crises agudas
  • Sensações de que os colegas não entendem sua condição ou o(a) apoiam

Esta seção contém sugestões sobre como você pode aproveitar ao máximo cada situação. Você também pode querer consultar a legislação de seu país, para entender seus direitos no local de trabalho.

  • Utilize nossa Agenda de Trabalho DII para obter recomendações individualizadas para você e seu chefe, incluindo:
  • Informações sobre DII e vida profissional
  • Recomendações individualizadas para funcionários e gestores para tornar o local de trabalho mais "adequado à DII"
  • Diretrizes para empregadores

O que devo dizer ao meu chefe atual?

Quer esteja ingressando em um novo emprego ou se já está empregado(a) ao ser diagnosticado(a) com DII, você precisar considerar se deseja contar a seu chefe / gestor sobre sua DII.

Conversar com seu chefe / gestor pode ser constrangedor ou difícil, porém, informar seu chefe sobre sua DII pode ajudar a:

  • Permitir que você seja honesto(a) sobre as vezes em que não está se sentindo bem e reduzir a carga de ter de esconder seus sintomas
  • Criar ajustes razoáveis ao trabalho para ajudá-lo(a) a ficar mais confortável e trabalhar com mais eficiência

Pode ser útil levar alguém com você (como um colega, os recursos humanos, a saúde ocupacional ou, se pertencer a algum sindicato, um representante) ao conversar sobre sua DII com seu chefe / gestor. Essa pessoa pode lhe apoiar e, se tiverem um envolvimento formal em seu trabalho (por exemplo, saúde ocupacional), ela pode ajudar você e seu chefe / gestor a trabalharem em conjunto para facilitar sua posição no local de trabalho.

Você pode sugerir a seu chefe a nossa página Empregando pessoas com DII.

Conversar com colegas de trabalho também pode ser desafiador, mas isso pode:

  • Ajudar as pessoas a compreender porque você precisa de licença ou apoio
  • Ajudar a criar uma melhor relação profissional
  • Ajudar as pessoas a lhe dar apoio e a assistência de que precisa, colaborando para criar um melhor ambiente de trabalho
  • Isso significa que você não precisa esconder o fato de tomar medicação ou quando não estiver se sentindo bem
  • Isso significa que as pessoas não precisam chegar a conclusões erradas ou achar que você está obtendo tratamento preferencial Aliviar temores de que sua condição pode ser contagiosa

Eu preciso contar a meu futuro chefe sobre minha DII?

Ao se candidatar a um novo emprego, você pode ficar na dúvida se poderá ser desvantajoso divulgar o fator de ter doença inflamatória intestinal logo na entrevista. Em muitos países, é ilegal para os chefes fazerem perguntas invasivas sobre sua saúde - incluindo licenças anteriores - antes de fazer uma oferta de emprego. Ao mesmo tempo, esconder informações sobre sua saúde neste estágio pode piorar as coisas e se seu chefe descobrir depois, isso pode não pegar bem. Pode ser útil saber mais sobre as leis de seu país antes da entrevista.

Você pode sugerir a seu chefe nossa página Empregando pessoas com DII que fornece informações de suporte para pessoas que empregam alguém com DII.

Quais são meus direitos? 

Independentemente do país onde mora, geralmente há direitos legais em vigor para garantir que você não seja discriminado(a) por sua condição.

De um modo geral, o problema principal é se você será capaz de executar bem seu trabalho, porém, seu chefe também deve buscar alternativas, como oferecer outras funções ou um trabalho diferente. Pode ser útil consultar a legislação de seu país, para entender seus direitos no local de trabalho.

Que ajustes podem ser feitos para me ajudar no trabalho?

Ajustes úteis podem incluir:

  • Permitir que você trabalhe de casa algumas vezes
  • Horário de trabalho flexível, como dia mais curto ou horários diferentes (principalmente durante ou após uma crise aguda)
  • Idas ilimitadas ao banheiro
  • Mover sua mesa / estação de trabalho para perto do banheiro
  • Permitir idas a consultas médicas ou tempo para tratamento

Ir para o trabalho é muito difícil

Talvez a ida ao trabalho possa ser estressante e difícil. Se você utiliza transporte público, pode ser complicado encontrar banheiros no caminho caso precise. O percurso também pode ser cansativo e estressante.

Pode ser útil:

  • Ajustar seu horário de trabalho para que não precise ir e voltar na hora do rush e o percurso se torne menos estressante
  • Pedir para trabalhar em casa alguns dias, principalmente quando estiver muito cansado(a) ou se seus sintomas piorarem
  • Descobrir se há banheiros disponíveis no caminho para o trabalho Alguns países possuem websites que detalham onde os banheiros públicos estão localizados
  • Descobrir se é possível obter uma chave ou acesso a um banheiro público fechado ou para deficientes no seu caminho para o trabalho.

Estou sofrendo bullying no trabalho

Você pode enfrentar dificuldades se seus colegas não compreenderem sua condição. Às vezes isso pode resultar em sofrer bullying por sair de licença ou se sentir cansado(a) ou não contribuir tanto como deveria.

É uma boa ideia escrever cada incidente quando acontece e observar se mais alguém estava no recinto. Converse com seu gestor direto ou chefe informalmente sobre suas preocupações com como está sendo tratado(a). Talvez seja possível resolver as coisas dessa maneira.

Se você achar que a situação não foi resolvida, talvez seja preciso conversar com os recursos humanos ou a pessoa responsável em seu trabalho.

Sinto-me mal por todas as licenças que tenho de tirar

A sensação de culpa que tem por tirar licença quando realmente não está bem pode sobrecarregar desnecessariamente sua saúde.

Se tiver DII, é possível que você tenha de se afastar do trabalho em algum momento. Você pode ajudar a aliviar a carga sobre você e seu chefe ao:

  • Programar um procedimento acordado (com antecedência, se possível) para como seu chefe irá entrar em contato com você quando estiver ausente. Talvez você prefira ser contatado(a) por e-mail ou telefone. Chegar a um acordo quanto à forma de contato e a frequência (todo dia, uma vez por semana) pode ajudar as partes a entender como proceder
  • Manter o contato com o chefe pode ajudar - tente, se possível, estimar por quanto tempo ficará ausente - para que seu chefe possa tomar as devidas providências

É importante não se sentir pressionado(a) para voltar ao trabalho quando ainda não estiver bem.

Preocupa-me voltar ao trabalho após ficar fora por tanto tempo

Se ficou afastado(a) por muitas semanas ou meses devido a sua DII, voltar ao trabalho depois de um longo período ausente pode ser estressante. Converse com seus chefes e colegas quando achar que está pronto(a) para voltar ao trabalho. Tente descobrir o que esperam de você no seu primeiro dia de sua volta para que possa estar preparado(a).

Também pode ser útil fazer uma volta aos poucos - começando com algumas horas e depois aumentando o horário com o tempo.

Eu não consigo conciliar a DII e o meu trabalho

Se você já conversou com seu chefe e se já foram feitos os devidos ajustes no trabalho, talvez esteja na hora de seguir outra carreira que se adapte melhor às suas necessidades de saúde.

  • Reduzir seu horário de trabalho - trabalhar meio período ou como cobertura pode aliviar o estresse de um trabalho em tempo integral
  • Um local diferente - se a locomoção for o problema principal - considere um trabalho mais perto de casa
  • Tornar-se autônomo(a) - montando seu próprio negócio - enquanto pode ser uma perspectiva difícil e às vezes instável, isso permitira que você fosse seu próprio chefe com o potencial de controlar seu horário de trabalho. Isso também pode permitir que trabalhe de casa

Considere um novo treinamento - descobrir uma nova carreira fazendo algo em meio período, de casa ou com uma carga horária reduzida, também pode ajudar a criar uma vida profissional mais adequada às suas necessidades.

Feedback